DT5: DT 5 - GP Cibercultura COMUNICAÇÃO, CIBERCULTURA E COMPORTAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO VIA E-MAIL E O MARKETING VIRAL. Joao Renato de Souza Coelho Benazzi (Pontifícia Universidade Católica)
ResumoEste trabalho visa contribuir para aprofundar a compreensão do comportamento de usuários no ambiente on-line quanto à difusão de e-mail para então identificar que atributos e características contidos neste material devem ou não estar presentes em ações de marketing viral de empresas. Para atingir tais objetivos discutiram-se as perspectivas da motivação de abrir, ler e em seguida encaminhar uma mensagem recebida via e-mail. A coleta de dados no campo contou com entrevistas semi-estruturadas para investigar o comportamento e a motivação de usuários quanto a disseminação de e-mail. Pode-se verificar que os critérios usados para estas três etapas são muito semelhantes entre si visto que levam principalmente em consideração a “pessoa que mandou”, o “receptor”, o “assunto” do e-mail e o “conteúdo” nele presente. ഀ
Palavras-chave: e-mail, cibercultura, marketing viral, comunicação |