XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.2871-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

ARQUEOLOGIA ONTOGENÉTICA DA IMAGEM

Eduardo Yuji Yamamoto (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O objetivo deste trabalho é dar visibilidade aos três principais eixos de produção de sentido das imagens: acima-abaixo, dentro-fora e claro-escuro. Estes eixos (ou estruturas), presentes em muitos discursos visuais, possuem grande capacidade expressiva, pois faz interagir conteúdos simbólicos concebidos na primeira infância. Contudo, pouca atenção tem merecido. Por isso propomos um estudo arqueológico destes três eixos capaz de explicar: 1) sua origem ontogenética, isto é, o processo humano de concepção de uma estrutura polarizada e assimétrica; 2) seu poder simbólico-discursivo; 3) sua aplicação em textos visuais do jornalismo. Para ilustrar o funcionamento destes eixos de produção de sentido, e também o seu poder simbólico-discursivo, elegemos as capas da revista Veja. O corpus de pesquisa abrange os 40 anos da revista: 1968 – 2008.


Palavras-chave:  Imagem, Estruturas Simbólicas, Experiências Pré-Predicativas, Produção de Sentido, Revista Veja
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