DT4: DT 4 – NP Audiovisual IRMÃOS DARDENNE: FRONTEIRAS ENTRE A REALIDADE E FICÇÃO EM ROSETTA Nanna Pôssa Bones (Universidade Federal da Bahia)
ResumoAnalisa-se a questão da representação da realidade na obra ficcional dos diretores belgas Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Através do filme “Rosetta”, busca-se desenhar a estratégia de aproximação entre o cinema documental e o ficcional. Trata-se de encontrar o modo com que os autores conseguem realizar um drama político-social associado a um drama psicológico sobre a solidão e a melancolia contemporânea. O filme usa alguns recursos habitualmente ligados ao documentário, como som direto, câmera tremida e grandes planos-sequências. Não há como negar que a obra como um todo tem uma grande ligação com a realidade contemporânea, no entanto, falar que é um cinema realista somente por isso é uma interpretação muito rasa. A base teórica desenvolvida pelo laboratório de análise fílmica da UFBA, e também alguns conceitos de outros autores tal como o de leitor-modelo de Umberto Eco. Palavras-chave: Cinema, análise fílmica, Dardenne, Rosetta |