XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.2911-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

O USO DAS NOVAS TICS PELAS EMISSORAS DE RÁDIO: UMA ANÁLISE DOS CASOS PAULISTANOS E O REFERENCIAL DE BERNARD MIÈGE

Daniel Gambaro (Universidade Anhembi Morumbi)

Resumo

O presente artigo reflete uma investigação preliminar sobre a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação – especialmente aquelas ligadas à internet – pelas emissoras FM comerciais paulistanas. O objetivo principal é mostrar em que nível ferramentas como podcasts, blogs e outros serviços interativos são usados para fidelizar a audiência. No percurso, o texto alia essas reflexões ao referencial de Bernard Miège sobre as novas TICs, em uma tentativa de demonstrar os processos de enraizamento social das tecnologias e como isso afeta o rádio como veículo de comunicação.


Palavras-chave:  rádio, internet, novas TICs, digitalização
਍ഀ