DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação APROXIMAÇÕES MEDIÁTICAS: TENDÊNCIAS PARA CONSTRUIR UMA NOVA REGIONALIZAÇÃO Rodrigo Gabrioti de Lima (Universidade de Sorocaba)
ResumoAs aproximações mediáticas elaboram um novo conceito de regionalização a partir do momento que passam a englobar regiões com pouca ou quase nenhuma identificação. Essa composição se justifica por interesses em determinadas áreas de cobertura. Além das novas configurações, ampliam a produção ideológica. Nos municípios paulistas de Sorocaba e Jundiaí, essa nova regionalização existe há uma década por meio da TV TEM, afiliada da Rede Globo. O formato gera descontentamentos por parte dos públicos que criticam os conteúdos disponíveis por entendê-los parciais a uma das localidades mencionadas. Se do ponto de vista jornalístico e de entretenimento, essa regionalização não parece a mais ideal, ela se caracteriza pela criação de um novo nicho para oഀ
mercado publicitário embora a emissora tente reforçar o seu caráter regional. Palavras-chave: Jundiaí, Sorocaba, TV EM |