XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2924-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA

Jucimara Roesler (UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA)

Resumo

Ao pensar nas interfaces entre comunicação e educação na cibercultura é preciso reconhecer que as redes digitais são fundamentos da prática cotidiana de jovens e adultos. Ao inserir as tecnologias de informação e comunicação em contextos educacionais é possível oportunizar aos alunos espaços virtuais de aprendizagem que sirvam de janelas para o mundo, que abram diferentes percursos através da navegação, da hipertextualidade e da conectividade de forma que oportunizem a interlocução e a enunciação daqueles que buscam interagir através dos fluxos comunicativos que se apresentam nas tramas da rede. A Comunidade Virtual de Aprendizagem – CVA surge como um espaço para as ações educativas a partir de uma estrutura didática que viabiliza relações socioeducativas por meio da interlocução e do diálogo como substratos das interações oriundas do processo de ensinar e aprender.


Palavras-chave:  Comunicação, Comunidade Virtual deAprendiza, Cibercultura
਍ഀ