XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2972-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

O QUE É MANCHETE E CHAMADA DE CAPA PARA O JORNAL POPULAR NOTÍCIA JÁ?

Leonardo Fracisco Cassano (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Ana Paula Palazi (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Sarah Costa Schmidt (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Rosemary Bars Mendez (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

O presente trabalho analisa o processo de seleção das notícias publicadas na capa do jornal popular Notícia JÁ, periódico editado pela Rede Anhanguera de Comunicação, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. A partir da análise de 30 capas do jornal, entrevistas com jornalistas do veículo e, com base nos autores Márcia Franz Amaral, Muniz Sodré e Thais de Mendonça Jorge que trabalham, respectivamente com os conceitos de jornalismo popular, comunicação do grotesco e a reunião de valores notícia temáticos, buscou-se investigar como são definidas as manchetes e chamadas de capa, a partir do processo de produção da notícia dentro do jornal. A hipótese é de que os fatos selecionados estariam tanto dentro do conceito de jornalismo popular de Amaral, quanto do grotesco de Sodré.


Palavras-chave:  Notícia Já, valores notícia, jornalismo popular, grotesco, manchetes
਍ഀ