PU: Publicom - Interfaces Comunicacionais PUBLICIDADE COMPARATIVA: REGRAS E LIMITAÇÕES Aldo Batista dos Santos Junior (Universidade de Sorocaba)
ResumoEste trabalho tem por objetivo estudar o uso de marca registrada alheia na comparação entre produtos ou serviços. Para tanto, iniciamos o estudo com a diferenciação e identificação do significado de publicidade e propaganda. Passamos a verificar as diversas formas de análise do instituto da publicidade comparativa existentes no Brasil, seja por auto-regulamentação do setor publicitário, via CONAR, seja por leis vigentes, tais como o Código de Propriedade Industrial ou o Código de Defesa do Consumidor. Após, analisamos a compreensão e permissividade de outras nações perante o delicado tema da publicidade comparativa. Verificamos a interpretação dada pelos Estados Unidos da América e alguns países europeus. Por fim, verificamos se há a possibilidade de realização da publicidade comparativa no Brasil e como deve ser realizada para não ser considerada ilegal ou irregular. Palavras-chave: Publicidade, Publicidade comparativa, Marca registrada, propriedade industrial, concorrência desleal |