DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade “UMA IMAGEM VALE POR MIL PALAVRAS”: PARADOXOS DA MÍDIA CINEMA E A PAISAGEMഀ
OFERTADA PELO BRASIL Eduardo Hack Neto (Universidade Federal do Paraná)
ResumoA relação do turismo com a comunicação atinge diversas mídias, dentre as quais, a arte daഀ
venda de sonhos, ícone do entretenimento – o cinema. Este, há tempos passou a ser vistoഀ
como elemento transformador de mentalidades, também como registro do imaginário e dasഀ
ações dos homens em todo mundo, e de suas influências nos mais diversos campos da açãoഀ
humana. Frente esta realidade o presente estudo possui como objetivo geral Investigar asഀ
relações entre os discursos imagéticos do cinema e a paisagem do destino turístico Brasil. Oഀ
caráter da pesquisa se demonstra bibliográfico; possui análise do discurso (midiático), atravésഀ
dos filmes de maior popularidade e representatividade da história nacional cinematográfica;ഀ
abordagem qualitativa, pois procura discutir dos dados apresentados, e, não-probabilística, porഀ
tipicidade escolhida intencionalmente. Palavras-chave: cinema, turismo, geografia, paisagem, imagem |