XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.3007-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

“UMA IMAGEM VALE POR MIL PALAVRAS”: PARADOXOS DA MÍDIA CINEMA E A PAISAGEM਍ഀ OFERTADA PELO BRASIL

Eduardo Hack Neto (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

A relação do turismo com a comunicação atinge diversas mídias, dentre as quais, a arte da਍ഀ venda de sonhos, ícone do entretenimento – o cinema. Este, há tempos passou a ser visto਍ഀ como elemento transformador de mentalidades, também como registro do imaginário e das਍ഀ ações dos homens em todo mundo, e de suas influências nos mais diversos campos da ação਍ഀ humana. Frente esta realidade o presente estudo possui como objetivo geral Investigar as਍ഀ relações entre os discursos imagéticos do cinema e a paisagem do destino turístico Brasil. O਍ഀ caráter da pesquisa se demonstra bibliográfico; possui análise do discurso (midiático), através਍ഀ dos filmes de maior popularidade e representatividade da história nacional cinematográfica;਍ഀ abordagem qualitativa, pois procura discutir dos dados apresentados, e, não-probabilística, por਍ഀ tipicidade escolhida intencionalmente.


Palavras-chave:  cinema, turismo, geografia, paisagem, imagem
਍ഀ