XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.3009-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

TELEVISÃO E INTERESSE PÚBLICO: AS NOTÍCIAS DO JORNAL DO ALMOÇO

Pabla Pereira da Silva (Centro Universitário Franciscano)

Resumo

A pesquisa busca estudar as notícias veiculadas no Jornal do Almoço, RS, com ênfase nos blocos estaduais. A proposta foi observar como o interesse público é determinante como critério de noticiabilidade para os editores do Jornal do Almoço. Entre os objetivos estão verificar qual a idéia de “interesse público” que os editores do programa possuem, analisar os critérios de noticiabilidade usado por eles e mapear as editorias que se destacam para identificar as tendências de conteúdo. Para dar conta dos objetivos propostos realizou-se pesquisas teóricas sobre televisão, interesse público e critérios de noticiabilidade. Entre os procedimentos metodológicos, foram feitas a análise de conteúdo, entrevistas com os profissionais do jornal e acompanhou-se um dia da redação do programa.


Palavras-chave:  critérios de noticiabilidade, notícia, interesse público, telejornalismo
਍ഀ