CO: IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E NA FRANÇA: DESAFIOS CONCEITUAIS Heloiza Helena Gomes de Matos (Cásper Líbero)
ResumoO artigo discute alguns dos desafios conceituais enfrentados pela pesquisa em comunicação pública no Brasil e na França. Argumento que a comunicação pública não deve ser confundida com a comunicação governamental, nem se restringir às estratégias de personalização e difusão de informações. Ela se relaciona mais com as noções de cidadania, participação e engajamento cívico, considerando a necessidade de espaços e dinâmicas discursivas para a expressão e a justificação pública de interesses plurais. É a ênfase no dissenso produtivo que permite à comunicação pública descortinar os contextos de negociação e conflito que subjazem à comunicação governamental. No âmbito local, as tecnologias de informação e comunicação estão contribuindo para ampliar e fortalecer os espaços de entrecruzamento dos discursos estatais e cívicos, o que tende a aproximar as informações políticas e as mediatizadas. Palavras-chave: comunicação pública, cidadania, participação, TIC's, âmbito local |