IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania O DESAFIO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DOURADENSES: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO CINE-ESCOLA Jany Carla Arruda da Silva (Centro Universitário da Grande Dourados)
ResumoEsta pesquisa propôs-se a analisar pelo viés dos princípios da Educomunicação, o projeto Cine-Escola, desenvolvido com estudantes de duas escolas estaduais de Dourados MS em 2007/2008, que projetou trabalhar, dentro e fora da sala de aula, a produção de vídeo digital pelos alunos, especialmente, dentro do gênero documentário. Contrapondo seus resultados pretendidos e alcançados, observamos a importância do aprendizado da mídia e suas implicações para a formação de adolescentes e jovens mais críticos e conscientes de sua importância na sociedade, bem como, a necessidade de expandir as práticas da educomunicação de forma pragmática, a fim de formar no contexto escolar local verdadeiros educomunicadores, ainda, fomentar o comprometimento e trabalho conjunto entre escola, aluno, educador, comunicador, instituições de ensino superior e governo. Palavras-chave: Educomunicação, Educação, Comunicação, mídia |