IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual ‘O MUNDO É DOS BELOS?’: O DISCURSO DO FEIO E DO BELO NA REPORTAGEM TELEVISIVA DO BOM DIA BRASIL Izaíra Thalita da Silva Lima (UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE)
ResumoO que é o belo? E feio? Estas questões foram tratadas historicamente sob diferentes perspectivas teóricas. Na era moderna, das imagens e de uma cultura multimídia, os meios de comunicação são o principal mecanismo de propagação de como a sociedade pensa o belo e o feio contribuindo para a (re)produção de estereótipos. Assim, a análise da produção de sentidos sobre o belo e do feio, se apresenta como material rico sobre as representações sociais em torno destas classificações. Elegemos como corpus de análise, matéria televisiva sobre o fenômeno Susan Boyle exibida pelo jornal Bom Dia Brasil, no qual se observa a presença dos estereótipos sociais de belo e feio. A relevância do trabalho se dá na operação de análise da matéria observando ainda o valor-notícia e a participação do site YouTube para que o episódio Susan Boyle ganhasse espaço significativo nos noticiários de TV. Palavras-chave: estética, discurso, telejornalismo, YouTube, Susan Boyle |