XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.3217-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

JINGLE: NARRATIVA SONORA

Roseli Trevisan Campos (Faculdade Casper Líbero)

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar a participação do meio rádio,਍ഀ especialmente através dos jingles, no cotidiano dos ouvintes. Entendemos o rádio como਍ഀ instituição mediadora e o jingle como produção cultural, uma narrativa que tenta਍ഀ reproduzir o cotidiano dos ouvintes e estabelecer relações. O corpus foram jingles਍ഀ veiculados pela Rádio Gazeta FM, freqüência 88,1, mantida pela Fundação Cásper਍ഀ Líbero, em São Paulo, uma emissora comercial popular com audiência਍ഀ predominantemente jovem e feminina. Os jingles foram estudados como narrativas਍ഀ musicais estruturadas com linguagens simples, muitas vezes de forma lúdica, para਍ഀ ajudar a fixar a marca de um produto ou uma idéia na mente dos ouvintes. Para਍ഀ analisarmos a recepção dos jingles realizamos pesquisa empírica em duas etapas: um਍ഀ questionário para trinta ouvintes e, na segunda etapa, quatro entrevistas em਍ഀ profundidade.


Palavras-chave:  jingle, narrativa, rádio, mensagem publicitária
਍ഀ