DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora JINGLE: NARRATIVA SONORA Roseli Trevisan Campos (Faculdade Casper Líbero)
ResumoO presente texto tem como objetivo analisar a participação do meio rádio,ഀ
especialmente através dos jingles, no cotidiano dos ouvintes. Entendemos o rádio comoഀ
instituição mediadora e o jingle como produção cultural, uma narrativa que tentaഀ
reproduzir o cotidiano dos ouvintes e estabelecer relações. O corpus foram jinglesഀ
veiculados pela Rádio Gazeta FM, freqüência 88,1, mantida pela Fundação Cásperഀ
Líbero, em São Paulo, uma emissora comercial popular com audiênciaഀ
predominantemente jovem e feminina. Os jingles foram estudados como narrativasഀ
musicais estruturadas com linguagens simples, muitas vezes de forma lúdica, paraഀ
ajudar a fixar a marca de um produto ou uma idéia na mente dos ouvintes. Paraഀ
analisarmos a recepção dos jingles realizamos pesquisa empírica em duas etapas: umഀ
questionário para trinta ouvintes e, na segunda etapa, quatro entrevistas emഀ
profundidade. Palavras-chave: jingle, narrativa, rádio, mensagem publicitária |