XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.3257-1


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

TV BRASILEIRA NA DIFERENCIAÇÃO MARGINAL: REPETIÇÕES, RECRIAÇÕES E NOVAS DEMANDAS.

Mannuela Ramos da Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Este artigo analisa as recentes estratégias das emissoras de TV Rede Globo, SBT e Record, considerando o seu posicionamento de mercado e aspectos pontuais da sua grade de programação, a partir da década de 1990. As teorias do marketing, da propaganda e dos Estudos Culturais, elucidam como as estratégias de mercado destas emissoras se imbricam com mudanças de conteúdo de seus produtos ao longo de suas trajetórias. Estes aspectos são resultantes da mudança de perfil (sociodemográfico e identitário) e dos novos hábitos de consumo midiático dos espectadores. Juntos, estes fatores apontam para o atual status do mercado televisivo brasileiro, que tende à lógica de diferenciação marginal (LIPOVETSKY,2004), isto é, os concorrentes em pouco ou nada se diferenciam uns dos outros.


Palavras-chave:  televisão, diferenciação marginal, posicionamento, identidade, audiência
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