XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.3305-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

MEDIA LITERACY: ESTUDANDO O TRAILER DE CINEMA NO ENSINO MÉDIO

Mariana Pícaro Cerigatto (Universidade do Sagrado Coração)

Resumo

Políticas públicas brasileiras recentes estão promovendo o uso de mídias na educação. Essas iniciativas integram uma tendência internacional de educação para a mídia e fomento da participação na cultura digital. Entretanto, ainda faltam materiais pedagógicos e metodologias de trabalho apropriadas, que envolvam habilidades de leitura multimodal, conhecimentos técnicos específicos e formação de critérios de julgamento que não se limitem a criticar o gosto do aluno pela cultura de massa. Neste contexto se insere este trabalho, que explorou o uso da linguagem do trailer de cinema em atividades de mídia-educação para o Ensino Médio, dentro da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, testando atividades de leitura e escrita com estudantes e professores da rede estadual de ensino. O estudo teve financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).


Palavras-chave:  Mídia-educação, cinema, linguagem, Ensino Médio
਍ഀ