XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.3337-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

USOS DO ORKUT – O MOVIMENTO HEAVY METAL E O BUDDYPOKE ENQUANTO EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE E DE IDENTIFICAÇÃO

Élida Fabiani Morais de Cristo (Universidade Federal do Pará); Renata Trindade Pinto (Universidade Federal do Pará); Keila Marina Fukushima Rodrigues (Universidade Federal do Pará); Haroldo França Rebouças Neto (Universidade Federal do Pará)

Resumo

Este trabalho volta-se para um estudo das redes sociais online e de como esta nova forma de interação social modifica os contornos da relação entre visibilidade e subjetividade. Pretende-se descobrir se, a partir de uma análise visual e estética de determinados perfis no Orkut, mais especificamente dos avatares BuddyPoke presentes nestes perfis, é possível relacionar um usuário a determinado grupo social. No ambiente virtual, a forma como o indivíduo se mostra (o que está visível) nem sempre possui coerência com o que ele é na vida real. Isto porque a internet acentua a complexidade das construções identitárias, e no Orkut as diversas ferramentas disponibilizadas possibilitam variadas formas de expressão do “eu”.


Palavras-chave:  internet, Orkut, subjetividade, visibilidade
਍ഀ