XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-JI.3353-1


DT1: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

A ENUNCIAÇÃO NÃO-VERBAL DOS JORNAIS ÚLTIMA HORA E JORNAL DO BRASIL SOB AS ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO VISUAL DE ANDRÉS GUEVARA E AMÍLCAR DE CASTRO

Paulo César Castro de Sousa (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O paraguaio Andrés Guevara, já reconhecido pela sua atuação como caricaturista em diversos jornais e revistas cariocas nas décadas de 1920 e 1930, tem destaque fundamental também na caracterização gráfica dos jornais da capital fluminense. O ápice desta trajetória, que começou com a revista A Maçã, em 1923, foi a criação do projeto gráfico do jornal Última Hora, fundado pelo jornalista Samuel Wainer em 1951. Este trabalho pretende mostrar a singularidade do trabalho de Andrés Guevara como o estabelecimento de um contrato de leitura com seu público, feito sob uma enunciação diametralmente oposta à colocada em prática no Jornal do Brasil pelo artista plástico Amílcar de Castro. Entretanto, a concepção é de que os dois, sob óticas diferentes, deram importantes contribuições para a modernização do jornalismo brasileiro a partir dos anos 1950.


Palavras-chave:  Andrés Guevara, Amílcar de Castro, Última Hora, Jornal do Brasil, diagramação
਍ഀ