IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação A RECEPÇÃO ESTÉTICA DE TEXTO PUBLICITÁRIO COM PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA POÉTICA VISUAL DE VINCENT VAN GOGH Vanessa Hauser (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS)
ResumoA recepção estética do anúncio publicitário “Lentes Light”, veiculado na revista Cláudia de junho de 1997, contendo um processo de apropriação da poética visual de Vincent Van Gogh, através da obra “Auto-retrato com orelha enfaixada” foi o objeto central desta investigação, que se deu a partir da realização de entrevistas com público alvo específico. O objetivo deste estudo consistiu em verificar os sentidos de objetividade e subjetividade contidos na recepção do anúncio, bem como os níveis de percepção e compreensão dos significados de primeiro e segundo nível em relação à imagem central da peça publicitária: o quadro de Van Gogh. Através da interpretação das entrevistas e com o auxílio de pesquisa bibliográfica focada nos autores Roland Barthes e Martine Joly, pode-se, entre tantas questões, constatar que a interpretação das imagens possui um caráter objetivo e outro subjetivo. Palavras-chave: análise semiótica, anúncio publicitário, objetividade, recepção, subjetividade |