XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.3381-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

FÁBIO DE MELO, ENTRE PALCO E ALTAR: A IMPRENSA BRASILEIRA E ਍ഀ UM NOVO OLIMPIANO CATÓLICO਍ഀ

Adilson Rodrigues da Nóbrega (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

Resumo

O artigo analisa a cobertura de publicações jornalísticas brasileiras sobre o padre Fábio de Melo, religioso católico que, nos últimos anos se tornou olimpiano no país com atuação na música, literatura e como apresentador de TV. O trabalho aborda a estratégia de inserção da Igreja Católica nos meios de comunicação de massa brasileiros, como estratégia para sobrevivência e legitimação em uma sociedade espetacularizada, e, com base, na hipótese de newsmaking, identifica valores/notícia que possam justificar as construções jornalísticas de revistas e portais sobre o sacerdote.


Palavras-chave:  mídia, olimpianos, newsmaking, religião
਍ഀ