XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.3446-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

TRÊS DIÁRIOS ESPORTIVOS: ASPECTOS DOS DISCURSOS ਍ഀ GRÁFICO E TEXTUAL DAS CAPAS DE LANCE!, MARCA E OLÉ

José Adolfo Gonçalves Vaz (Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

O trabalho tem o objetivo de analisar aspectos dos discursos textuais e gráficos das capas dos diários esportivos Marca (Espanha), Olé (Argentina) e Lance! (Brasil). O diagnóstico tem base nas diferenças e semelhanças entre as primeiras páginas dos jornais, levando em conta que os dois primeiros periódicos citados serviram como inspiração para a criação do veículo brasileiro. Itens como cores, retículas, fios, linha editorial parcial são avaliados à luz de pensadores da Comunicação. No estudo, por exemplo, demonstra-se uma impressionante preferência dos periódicos em questão pelo futebol, em detrimento de outros esportes.


Palavras-chave:  Jornalismo esportivo, Diários esportivos, Análise de capas, Futebol, Discursos gráficos e textuai
਍ഀ