XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT8.3501-1


PU: Publicom - Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O DELÍRIO DE APOLO: SOBRE TEATRO E CINEMA

Evandro José Medeiros Laia (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Apolo, deus da mitologia grega, é conhecido como símbolo da individualidade na pólis grega. Dionísio, o deus do vinho e das festas, faz o homem agir coletivamente nas celebrações de sua morte e ressurreição. Apolo é a certeza do cinema, arte que surgiu da técnica e grava as imagens para a posteridade. Dionísio é o teatro, arte ritual que se refaz a cada dia, sob o signo da mudança. A relação entre teatro e cinema é analisada por meio do exemplo de filmes em que os elementos teatrais são evidentes e peças de teatro que utilizam a técnica cinematográfica para se realizarem. O casamento entre a arte e a técnica conclui-se num tempo em que os espetáculos dependem da tecnologia para atingir o homem contemporâneo, apto a realizar a comunicação tecnicamente mediada, mas despreparado para empreender o contato interpessoal. Formato: 15 cm X 21 cm. 130 p. R$20,00.


Palavras-chave:  Artes Cênicas, Teatro, Cinema, Linguagem, Comunicação
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