XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.3582-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

A COMUNICAÇÃO DA MINEIRIDADE: O CORPO E O GALPÃO DAS GERAIS

Fernanda Miranda Alves Costa (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

A cultura em posição central na sociedade, assume papel fundamental na construção da cidadania, fortalecendo o sentimento de identificação e pertencimento de um indivíduo em relação a seu espaço, comunidade, cidade. Nesse sentido, o presente trabalho procura mostrar que Minas Gerais é uma sociedade tão plural quanto qualquer outra do contexto contemporâneo: por mais que os setores dominantes tentem, não há como se aprisionar a identidade do mineiro no estojo museológico da mineiridade. Em um contexto em que tempo passado e presente coexistem, através dos exemplos dos grupos Corpo e Galpão, propõem-se uma análise da dialética do local e do global expressa nos trabalhos híbridos dessas companhias mineiras, tentando compreender a pluralidade das Gerais, que representa sim o passado, mas não se restringe a ele.


Palavras-chave:  identidade cultural, mineiridade, globalização, Grupo Corpo, Grupo Galpão
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