DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda DISCURSO PUBLICITÁRIO E INTERDISCURSIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE Aഀ
HETEROGENEIDADE NA PROPAGANDA Lisiane Maria Almeida Ströher (Universidade de Caxias do Sul)
ResumoA partir do quadro teórico-analítico da Análise do Discurso de linha francesa, procuramos neste trabalho refletir sobre as formas marcadas e não-marcadas da heterogeneidade discursiva. Levando em consideração que todo discurso estabelece relações de interdiscursividade com outros domínios discursivos, propusemo-nos a analisar os anúncios publicitários veiculados durante um ano nos jornais impressos Diário Gaúcho e Zero Hora, a fim de verificar as relações que o discurso publicitário estabelece com outros domínios de saber, as categorias de heterogeneidade que estão em jogo e os efeitos de sentido que são produzidos quando elementos-outros são interiorizados no discurso da propaganda. Palavras-chave: Discurso Publicitário, Heterogeneidade, Efeito de Sentido, Interdiscursividade |