XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.3594-1


DT8: DT 8 – GP Políticas de Comunicação e Cultura

A CULTURA COMO RECURSO NA CRIAÇÃO DO GRUPO DE TEATRO PONTO DE PARTIDA

Fernanda Pires Alvarenga Fernandes (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Este texto analisa a inserção do Grupo de Teatro Ponto de Partida na cultura contemporânea, tomando a cia. artística como um agente voltado para a produção da cultura, bem como para a formação de um público diversificado para consumi-la. Numa sociedade marcada pelos embates no campo do capital – e também no campo dos bens simbólicos – o Ponto de Partida emerge como um agente social que, passo a passo, apesar das limitações impostas pelas circunstâncias históricas, procura se apropriar do processo de articulação, difusão e consumo dos bens culturais, tornando-se um leitor participante da construção discursiva da identidade e de sua disseminação na sociedade.


Palavras-chave:  cultura, identidade, estudos culturais
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