XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FO.3597-1


DT4: DT 4 – GP Fotografia

O COTIDIANO ESCOLAR RETRATADO NOS OLHARES DOS PRATICANTES

Patricia Oliveira de Freitas (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa, de doutorado em educação realizada na Universidade Federal Fluminense – UFF, que teve o campo empírico da investigação constituído por alunos do quarto e quinto anos de escolaridade, no Brasil e em Portugal, neste texto apresento uma parte de investigação realizada no Brasil. O objetivo da pesquisa foi perceber e compreender, a partir da produção de imagens fotográficas da escola, que outros modos de ver a escola moram nos olhos das crianças, Mais do que imagens produzidas pelos alunos para apresentar a escola, as fotografias apresentam aspectos da complexidade da vida cotidiana da escola, incluindo movimentos ambíguos: ordem/desordem, controle/descontrole, mostrando a escola como um espaço de tensão entre diferentes lógicas e saberes.


Palavras-chave:  fotografia, olhares, sujeitos, escola
਍ഀ