XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.3603-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

PÓS-COLONIALISMOS E FUTEBOL: TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS E GEOPOLÍTICA DA VISIBILIDADE NO DISCURSO MIDIÁTICO

Lennita Oliveira Ruggi (Universidade de Coimbra)

Resumo

Encarado como um dos principais negócios da indústria cultural, pelo potencial de público que atrai e pelo volume de recursos que movimenta, o futebol reproduz, quando se avalia sua cobertura midiática, a mesma dinâmica de preferência e hegemonia que preside as transferências internacionais de jogadores. Os atletas têm sempre como meta as agremiações mais importantes, o que significa melhores salários. Estes clubes são justamente os que desfrutam de maior cobertura e alcançam maiores patrocínios. O presente artigo discute aspectos da visibilidade oferecida pela mídia e os critérios de਍ഀ noticiabilidade que determinam os enfoques da imprensa, em suas variadas dimensões.


Palavras-chave:  geopolítica de futebol, pós-colonialismos, visibilidade midiática
਍ഀ