PU: Publicom - Jornalismo INOVAÇÃO NO TELEJORNALISMO: O QUE VOCÊ VAI VER A SEGUIR. Carlos Alberto Moreira Tourinho (Universidade Federal do Espírito Santo)
ResumoAnalisa o telejornal a partir de uma abordagem do conceito econômico da “inovação”, sobretudo na visão de Joseph Alois Schumpeter (1883-1950). Apresenta o processo evolutivo do jornalismo, da televisão e do telejornalismo. Relaciona os eventos históricos que contribuíram para o atual formato do telejornal e os motivos pelos quais as inovações foram sendo incorporadas. Descreve as novas características das mídias digitais ligadas à Internet e à TV interativa. Responde por que ocorrem inovações no telejornal; quem define as mudanças; como elas são aplicadas. Através desta análise, identifica as tendências para as futuras inovações e, mais do que isso, as ferramentas e estratégias que servirão como modelo de orientação e parâmetro na hora de se programar o telejornal. O estudo visa, sobretudo, atender às expectativas de um telespectador cada vez mais exigente. Palavras-chave: comunicação, jornalismo, telejornalismo, televisão, convergência |