IJ: Intercom Júnior - Jornalismo VOCÊ ESTÁ APTO¿ഀ
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CORPO NA MÍDIA IMPRESSAഀ
Bárbara Athade Brilhante (Universidade Federal do Pará)
ResumoEste artigo trata da análise das representações sociais do corpo produzidas no discurso midiático. Estas idéias, naturalizadas pela mídia, passam a ditar um padrão de corpo ideal a ser cultuado pelo indivíduo na sociedade contemporânea. Tendo isto em vista, foram analisadas quatro revistas diferentes, duas voltadas para o culto ao corpo e à “boa forma” e duas revistas semanais de assuntos diversos, em que o corpo tem sido sistematicamente tematizado. A análise foi baseada na questão “você está apto?”, que traduz o cuidado com a aparência e a forma física relacionados ao termo “aptidão”, ou seja, “estar apto” significa ter um corpo pronto para viver sensações e resolver problemas de qualquer natureza. O corpus da análise compõe-se de uma matéria de cada revista: Boa Forma, Men’s Health, Época e Isto É, as quais mostram representações sociais que propõem a aptidão como senso comum. Palavras-chave: Corpo, Representação social, aptidão, mídia impressa |