XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.3612-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

VOCÊ ESTÁ APTO¿਍ഀ REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CORPO NA MÍDIA IMPRESSA਍ഀ

Bárbara Athade Brilhante (Universidade Federal do Pará)

Resumo

Este artigo trata da análise das representações sociais do corpo produzidas no discurso midiático. Estas idéias, naturalizadas pela mídia, passam a ditar um padrão de corpo ideal a ser cultuado pelo indivíduo na sociedade contemporânea. Tendo isto em vista, foram analisadas quatro revistas diferentes, duas voltadas para o culto ao corpo e à “boa forma” e duas revistas semanais de assuntos diversos, em que o corpo tem sido sistematicamente tematizado. A análise foi baseada na questão “você está apto?”, que traduz o cuidado com a aparência e a forma física relacionados ao termo “aptidão”, ou seja, “estar apto” significa ter um corpo pronto para viver sensações e resolver problemas de qualquer natureza. O corpus da análise compõe-se de uma matéria de cada revista: Boa Forma, Men’s Health, Época e Isto É, as quais mostram representações sociais que propõem a aptidão como senso comum.


Palavras-chave:  Corpo, Representação social, aptidão, mídia impressa
਍ഀ