XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.3646-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

A MANIPULAÇÃO DOS DADOS ESTATÍSTICOS PELA MÍDIA IMPRESSA

Genilda Alves de Souza (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo

Nos meios de comunicação encontramos mensagens com números em suas mais variadas formas: percentuais, índices, taxas, resultados de pesquisas, etc. As pesquisas de opinião são utilizadas pela mídia impressa como complemento de uma notícia – balizando uma análise e/ou a opinião do veículo ou do jornalista, e na maioria das vezes, o resultado de uma pesquisa é a própria notícia. O número, que é considerado a mais objetiva das linguagens, quando transformado em mensagem – a notícia – passa a ser um simulacro de si mesmo e acaba induzindo ao receptor (o leitor), muito mais do que apenas os resultados numéricos atestam ou explicam. As pesquisas de opinião e os números, quando transformados em notícia (a mensagem), são conotados (manipulados) pelo discurso jornalístico, com o objetivo de trazer mais credibilidade à notícia.


Palavras-chave:  comunicação, jornalismo, estatística, mensagem, conotação
਍ഀ