XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.3684-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

“COMUNICAÇÃO, CULTURA, HOSPITALIDADE NOS EVENTOS DA CAMPANHA PARA ELEIÇÃO DE BARACK OBAMA”

Maria Claudia de Gouvea Franco (UNIVERSIDADE METODISTA)

Resumo

O presente texto busca identificar a interferência de novas tecnologias de comunicação na articulação da mensagem a partir da formação e do fortalecimento das redes sócio-culturais nos eventos políticos, tendo como objeto de análise a campanha de 2008 para eleição do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos da América, Barack Obama. A justaposição de diversas fontes feitas em rede resultou em estratégia eficiente, a ponto de tornar-se referência em “inovação” e inspiração para os acadêmicos e profissionais de comunicação e hospitalidade. O referencial teórico revê as discussões e inovações a respeito da temática e possibilita à compreensão e ampliação do conceito de hospitalidade na política. A coleta de dados utiliza-se da análise de reportagens dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo.


Palavras-chave:  Comunicação, Cultura, Hospitalidade
਍ഀ