DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO CULTURAL Gisela Grangeiro da Silva Castro (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vicente Martins Mastrocola (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoEste trabalho focaliza a produção cinematográfica Transformers: Revenge of the Fallen (EUA 2009, dir. Michel Bay) colocando em discussão o entrelaçamento entre culturas urbanas, mídia e entretenimento. Nesse contexto, argumentamos que o filme parece operar como plataforma para o desenvolvimento de estratégias de marketing e publicidade envolvendo o lançamento e a promoção de marcas, produtos e serviços. Entendemos que a mídia oferece modelos para a constituição de subjetividades no mundo atual. Baseado nos estudos de recepção e das convergências tecnológicas é possível investigar a constituição de perfis identitários específicos. Interessam-nos em especial as redes sociais que operam a partir do compartilhamento e da interpretação coletiva das narrativas transmidiáticas (cf. JENKINS, 2008). Palavras-chave: Cotidiano, mídia e mercado, Entretenimento, Produção/consumo cultural e me |