XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.3726-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO CULTURAL

Gisela Grangeiro da Silva Castro (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vicente Martins Mastrocola (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este trabalho focaliza a produção cinematográfica Transformers: Revenge of the Fallen (EUA 2009, dir. Michel Bay) colocando em discussão o entrelaçamento entre culturas urbanas, mídia e entretenimento. Nesse contexto, argumentamos que o filme parece operar como plataforma para o desenvolvimento de estratégias de marketing e publicidade envolvendo o lançamento e a promoção de marcas, produtos e serviços. Entendemos que a mídia oferece modelos para a constituição de subjetividades no mundo atual. Baseado nos estudos de recepção e das convergências tecnológicas é possível investigar a constituição de perfis identitários específicos. Interessam-nos em especial as redes sociais que operam a partir do compartilhamento e da interpretação coletiva das narrativas transmidiáticas (cf. JENKINS, 2008).


Palavras-chave:  Cotidiano, mídia e mercado, Entretenimento, Produção/consumo cultural e me
਍ഀ