XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.3753-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

A CONSTRUÇÃO DO MURO DA PUBLICIDADE NO FILME THE WALL, DO PINK FLOYD

Diego Henrique Zerwes Ferreira (Universidade Positivo)

Resumo

Este artigo objetiva analisar o personagem Pink, do filme The Wall, do Pink Floyd. O protagonista está preso num abraço sufocante de sua mãe. Segundo o psicanalista Sérgio Telles, a ideia de muro vem desse abraço. Mas, para conseguir autonomia e vida própria, precisa se desvencilhar dele. A saída encontrada por ele, descoberta por meio de uma análise psicanalítica, foi o consumo, que representa um segundo muro. Para descobrir como age o personagem, foi necessário analisar o que é o consumo, porque as pessoas consomem e aplicar os conceitos no estudo de caso. O objetivo foi descobrir se os bens materiais que aparecem no muro são uma forma de aprisionamento, um novo muro. Ou então, se esses bens seriam os responsáveis por libertá-lo, se eles apontariam para uma saída e ofereceriam a possibilidade de fuga de Pink do abraço sufocante da mãe.


Palavras-chave:  consumo, publicidade, cinema, psicanálise, the wall
਍ഀ