XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.3759-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

FUNDAMENTOS PARA ANÁLISE DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS - APROXIMAÇÕES DA TEORIA SEMIÓTICA E DA MENTE REPRESENTACIONAL

Gabrielle da Fonseca Hartmann Grimm (Universidade Positivo); Carolina Calomeno (Universidade Positivo)

Resumo

O presente artigo trata das novas mídias interativas que surgem constantemente com as inovações das TIC´s, e mais especificamente trata dos jogos educacionais digitais. Seu caráter lúdico aumenta as possibilidades pedagógicas e transforma a maneira de ensinar. Para que esses jogos educacionais transmitam coerentemente o conteúdo desejado, suas representações da linguagem visual precisam estar no mesmo nível do desenvolvimento cognitivo do usuário. Com isso a necessidade de uma análise desses jogos torna-se evidente, e para fundamentar essa análise, a teoria semiótica de Peirce e a teoria da mente representacional de Perner podem colaborar signitivamente.


Palavras-chave:  tecnologia, jogos, semiótica, mente representacional
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