XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.3774-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

A FORÇA QUE VEM DAS RUAS E VAI PARAR NA TELA: O CASO DO TECNOBREGA DE BELÉM DO PARÁ.

Aline Meriane do Carmo de Freitas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

A produção audiovisual brasileira dos últimos cinco anos tem investido ostensivamente em produtos que retratem a realidade das periferias e isso está ocorrendo não por concessão dos grandes centros, mas porque a periferia vem conquistando seu espaço, ela “dita moda”, como no caso do tecnobrega no estado do Pará, que mostra ao mundo um novo modelo de negócio, o comércio livre. Esse ritmo faz sucesso sem precisar da estrutura tradicional das grandes gravadoras. O que antes ficava restrito as periferias, agora, rompe fronteiras, alcança à novela, o filme, o documentário, a série, o telejornal.


Palavras-chave:  Periferia, Belém, tecnobrega, TV
਍ഀ