XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.3817-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

COMUNICAÇÃO, CULTURA E CONSUMO: DA TELEVISÃO À INTERNET

Telma Domingues da Silva (Universidade do Vale do Sapucaí)

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a programação da televisão brasileira como discurso cultural para o sujeito, entre a posição do cidadão e a posição do consumidor. No contexto atual, de expansão da internet, observa-se o link que na televisão se produz entre a televisão e esse outro ambiente, o ciberespaço. Da televisão à internet, o sujeito iria de uma posição passiva a um ambiente de interatividade. Essa remissão está, a meu ver, relacionada à discursividade do “consumo consciente”: da passividade do telespectador à (inter)atividade do internauta produz-se uma re-qualificação do consumidor e do consumo de produtos/ informação/ imagens.


Palavras-chave:  discurso-cultural, efeito-leitor, comunicação, sujeito-consumidor
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