IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DA PUBLICIDADE ATIVISTA EM RELAÇÃO À PUBLICIDADE EMPRESARIAL Lucas Francis Alves da Cruz (Universidade Comunitaria Regional de Chapecó); Juliano Viana (Universidade Comunitaria Regional de Chapecó)
ResumoO artigo analisa a comunicação publicitária no ativismo polÃtico contemporâneo. Com base em peças publicitárias produzidas pelas ONGs, o artigo se propõe a comparar a comunicação das peças ativistas com a comunicação das peças mercadológicas, a delimitar o que se altera na comunicação publicitária quando estamos trabalhando com ativismo polÃtico. O objetivo é confrontar métodos, lógicas e práticas, e estudar de que forma as organizações ativistas utilizam a publicidade para fins sociais. ഀ
Conclui-se que ativistas absorvem as táticas mercadológicas para difundir suas ideologias, comunicando-se como as empresas para obter uma audiência da massa, e, por conseqüência, as seduzir.ഀ
Palavras-chave: ativismo, organizações não-governamentai, publicidade e propaganda, movimentos sociais, terceiro-setor |