XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.4028-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

OS BRASIS DO EL PAÍS: A EVOLUÇÃO DA MARCA BRASIL NO NOTICIÁRIO ESPANHOL

Cláudia Valéria Sendra da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Este artigo apresenta resultados obtidos em pesquisa sobre a imagem do Brasil colocada em circulação pelo noticiário do jornal espanhol El País, nos anos de 1995 e 2005. Esses períodos foram tomados, respectivamente, como início da intensificação dos aportes financeiros espanhóis no país e como a época em que a presença econômica da Espanha se solidificou, tornando o país ibérico o segundo maior investidor no Brasil. Por meio desse estudo pôde-se constatar, entre outros, que embora as notícias econômicas tenham ganhado maior ênfase no repertório sobre o Brasil em 2005, o discurso acerca do país é permeado por estereótipos relacionados a misticismo, exotismo e sexualidade. O aspecto negativo mais recorrente foi a desigualdade social.


Palavras-chave:  imagem do Brasil, Marca Brasil, análise de conteúdo, jornal El País
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