IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais A COMUNICAÇÃO COMO UM ELEMENTO DE MOTIVAÇÃO PARA O COMPORTAMENTO TURÍSTICO DOS JOVENS Camila Pascotini Grellmann (Universidade Federal de Santa Maria); Rejane de Oliveira Pozobon (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEste artigo tem como tema a análise do segmento jovem a partir da subjetividade das motivações turísticas, buscando caracterizar o perfil dos jovens e suas expectativas em relação a destinos turísticos. Essa proposta permite compreender a importância da comunicação para a atividade turística, a partir de referenciais teóricos fundamentados no conceito do fenômeno turístico, nos fatores motivacionais, nos processos de comunicação e ainda nas imagens e nos imaginários criados pela juventude. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com jovens entre quinze e vinte e cinco anos, residentes em Santa Maria/RS, com o propósito de identificar suas motivações como turistas. A interpretação dos resultados apontou para a singularidade do segmento jovem, sobretudo pelas suas percepções e representações sociais. Palavras-chave: Turismo Jovem, Motivações Turísticas, Comunicação, Imagens, Imaginários |