XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.123-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

LINGUAGENS ICONOGRÁFICAS DE COMUNICAÇÃO: SIGNIFICADOS E SIMBOLOGIAS DA ANTIGUIDADE À PÓS-MODERNIDADE

Maria Beatriz Furtado Rahde (PUCRS); Rogério Turelly Peixoto Júnior (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grando Sul)

Resumo

Este texto reflete sobre algumas características das linguagens de comunicação: a linguagem visual estética moderna, em que o Imaginário cultuava a beleza, a linguagem e seu imaginário, em que os signos e seus símbolos são utilizados largamente na publicidade e propaganda e, por fim, a linguagem estética e seu imaginário contemporâneo, em que aspectos grotescos e bizarros aparecem nas imagens da atualidade. Utiliza exemplificações das imagens da Antiguidade à contemporaneidade para ilustrar e elucidar as complexas mudanças que a linguagem estética vem manifestando em diferentes períodos; autores como Kant, Tomás de Aquino, Eco, Durand, Bachelard, Maffesoli, entre outros conferem base teórica e a publicidade e a propaganda exemplificam as multifaces apresentadas pela linguagem estética.


Palavras-chave:  Linguagem estética, imaginário, sedução, modernidade, contemporâneidade
਍ഀ