XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-PE.125-1


DT6: DT 6 – GP Produção Editorial

JORNAL IMPRESSO: PRODUTO EDITORIAL GRÁFICO EM TRANSFORMAÇÃO

Ana Claudia Gruszynski (Fabico/UFRGS)

Resumo

Levando em consideração as transformações gráficas por que passam os jornais ao longo da história, o artigo trata de aspectos do design de jornais impressos que evidenciam modificações ocorridas em sua apresentação visual e que sinalizam o imbricamento entre processos, práticas editoriais e tecnologias produtivas. A abordagem é ancorada na pesquisa bibliográfica e utiliza páginas exemplares de publicações que contribuem como argumento visual. A discussão demonstra a especificidade do objeto analisado na medida em que este é perpassado por critérios e valores específicos do campo jornalístico, onde o projeto gráfico é posto na sua relação com o projeto editorial e tensionado pelos processos de edição e produção.


Palavras-chave:  projeto editorial, projeto gráfico, jormal impresso, design, edição
਍ഀ