XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TE.189-1


DT1: DT 1 – GP Telejornalismo

TELEJORNALISMO E PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: O DIÁLOGO COM O PÚBLICO

Iluska Maria da Silva Coutinho (Univ.Federal de Juiz de Fora)

Resumo

A proposta é refletir sobre a existência de uma epistemologia do telejornalismo brasileiro, ou seja, acerca do conjunto de regras, rotinas e procedimentos institucionalizados que estruturam o conhecimento da realidade via tela de televisão. A intenção é abordar especialmente os recursos e estratégias que legitimam esse conhecimento, (tele)jornalisticamente produzido, a partir do contato e da inserção do público. O processo de aceitação e reconhecimento dos telespectadores constitui o aspecto central do artigo. Também são apresentadas as principais tendências observadas nas investigações sobre telejornalismo no Brasil, a partir dos trabalhos apresentadas nos últimos dez anos nos congressos da Intercom


Palavras-chave:  Telejornalismo, Conhecimento, Público, Identidade, Imaginário
਍ഀ