DT1: DT 1 – GP Jornalismo Impresso AS REVISTAS FEMININAS NA PÓS-MODERNIDADE: A CONSTRUÇÃO DE UM CANAL DE COMUNICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO ENTRE AS MULHERES Mayara Luma Assmar Fernandes Correia Maia (Faculdade Cásper Líbero)
ResumoNeste trabalho, pretende-se analisar como o modelo cultural e econômico pós-moderno afetou a imprensa feminina de revista, que precisou empreender uma série de mudanças para não só não perder, como ampliar seu espaço e importância no universo cultural feminino durante a ascensão do novo modelo. Para isto, toma-se como objeto de estudo as revistas femininas, em especial a revista Nova Cosmopolitan, da qual foi selecionada uma matéria em que se aplicou o metódo de análise qualitativa do discurso, realizado com base em conceitos de alguns autores que debatem o pós-modernismo e suas questões centrais, como o neotribalismo e os processos de identificações sucessivas. Ao final, constatou-se que, em torno das revistas, as mulheres estabelecem um canal de comunicação e identificação essencial para a construção do eu feminino. Palavras-chave: Revistas femininas, pós-modernidade, comunicação, identificação |