XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.222-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

MESSI E O PLAYSTATION: QUANDO O HERÓI VIRA “POP” E SE TORNA OBJETO DE ENTRETENIMENTO E CONSUMO

Ary José Rocco Junior (Cemtro Universitário FECAP)

Resumo

Em 6/04/2010, após a partida em que sua equipe, o Arsenal, da Inglaterra, foi goleada pelo Barcelona, da Espanha, por 4 a 1, o treinador Arsene Wenger, em entrevista à imprensa, qualificou o atleta Lionel Messi, da equipe espanhola, como “um jogador de PlayStation. Os ídolos do futebol do passado, como Pelé e Maradona, foram qualificados, quando jogavam, como, respectivamente, Rei e Deus. Os ídolos do esporte, na cultura pós-moderna, têm suas imagens associadas a produtos globalizadas. O objetivo do nosso trabalho é averiguar as relações existentes entre o esporte, e seu universo, e a chamada cultura “pop”, voltada para a construção de signos, destinados a incentivar o consumo do entretenimento esportivo. É nossa intenção analisar como os meios de comunicação de massa, em especial os digitais, contribuem para a mercantilização do futebol e sua inserção no universo dessa cultura “pop”.


Palavras-chave:  Cultura Pop, Futebol e Cultura, Entretenimento, Consumo, Industria do Esporte
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