XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-CI.246-1


DT4: DT 4 - Cinema

DA AUTORIA NO DOCUMENTÁRIO: UMA ANÁLISE DO FILME LA PELOTA VASCA, DE JULIO MEDEM਍ഀ

Ana Camila de Souza Esteves (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Dentro das perspectivas de estudo no campo da autoria do cinema, este artigo busca pensar o lugar do cineasta-autor no cinema documentário, a partir da análise do filme La Pelota Vasca, do cineasta espanhol Julio Medem. Sendo este um diretor que pode ser compreendido como autor segundo o pensamento crítico da politique des auteurs, buscamos problematizar aqui este que é o seu único filme documental. Partimos do pressuposto que, mesmo fazendo parte de uma obra marcada somente por filmes de ficção – gênero mais estudado por parte dos pesquisadores em autoria no cinema – o documentário La Pelota Vasca oferece caminhos para se pensar a intervenção de Julio Medem como autor também no cinema não-ficcional.


Palavras-chave:  cinema, autoria, documentário, Julio Medem, La Pelota Vasca
਍ഀ