XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.316-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O CONCEITO DE ENQUADRAMENTO DE MÍDIA NA PROPAGANDA POLÍTICA: DIÁLOGOS DO CAMPO DA COMUNICAÇÃO COM A TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA

Mário Braga Magalhães Hubner Vieira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Cícero Costa Villela (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Busca-se, no presente artigo, discutir a influência da lógica midiática sobre a esfera política, por meio da admissão do argumento de que a mídia é hoje o principal locus do embate político. Efetiva-se uma tentativa de aproximação do debate teórico sobre o conceito de enquadramento de mídia com os pressupostos da Teoria Econômica da Democracia preconizada por Anthony Downs, com o objetivo de discutir a conformação e os efeitos da informação oferecida pela propaganda eleitoral no processo de decisão de voto.


Palavras-chave:  propaganda política, enquadramento, mídia, teoria econômica da democracia, comunicação política
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