DT5: DT 5 - GP Cibercultura DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CIBERCULTURA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SERIADOSഀ
DE TV NAS DÉCADAS DE 1980, 1990 E 2000 Fátima Cristina Régis Martins de Oliveir (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); José Carlos Messias Santos Franco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Raquel Timponi Pereira Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Priscila Dantas Alves da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
ResumoAs Tecnologias de Informação e de Comunicação têm revolucionado o entretenimentoഀ
contemporâneo. Pesquisadores da cibercultura (Johnson, 2005; Jenkins, 2006)ഀ
defendem que as práticas instigadas pela convergência digital estimulam oഀ
desenvolvimento cognitivo de seus usuários. No entanto, há uma lacuna deഀ
investigações empíricas sobre o tema. Buscando contribuir para o preenchimento desta,ഀ
essa pesquisa investiga quais competências cognitivas são estimuladas e requeridas paraഀ
a fruição dos produtos de entretenimento. Para isso, analisa produtos culturaisഀ
produzidos nas décadas de 1980, 1990 e 2000 que serão investigados com base emഀ
cinco categorias de competências cognitivas: lingüísticas, lógicas, sensoriais, criativas eഀ
sociais. O artigo proposto apresenta dados resultantes da análise específica de seriados. Palavras-chave: Produtos culturais, cibercultura, entretenimento, competências cognitivas, seriados de TV |