XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.342-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CIBERCULTURA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SERIADOS਍ഀ DE TV NAS DÉCADAS DE 1980, 1990 E 2000

Fátima Cristina Régis Martins de Oliveir (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); José Carlos Messias Santos Franco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Raquel Timponi Pereira Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Priscila Dantas Alves da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

As Tecnologias de Informação e de Comunicação têm revolucionado o entretenimento਍ഀ contemporâneo. Pesquisadores da cibercultura (Johnson, 2005; Jenkins, 2006)਍ഀ defendem que as práticas instigadas pela convergência digital estimulam o਍ഀ desenvolvimento cognitivo de seus usuários. No entanto, há uma lacuna de਍ഀ investigações empíricas sobre o tema. Buscando contribuir para o preenchimento desta,਍ഀ essa pesquisa investiga quais competências cognitivas são estimuladas e requeridas para਍ഀ a fruição dos produtos de entretenimento. Para isso, analisa produtos culturais਍ഀ produzidos nas décadas de 1980, 1990 e 2000 que serão investigados com base em਍ഀ cinco categorias de competências cognitivas: lingüísticas, lógicas, sensoriais, criativas e਍ഀ sociais. O artigo proposto apresenta dados resultantes da análise específica de seriados.


Palavras-chave:  Produtos culturais, cibercultura, entretenimento, competências cognitivas, seriados de TV
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