XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.426-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

‘QUE SE DANE O ROCK’N’ROLL, ISTO É FOLCLORE’ OU A ‘MODERNA TRADIÇÃO’ DO POP/ROCK PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO – O CASO FLOR CAVEIRA

Tiago José Lemos Monteiro (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

No âmbito de uma pesquisa sobre a atual configuração dos intercâmbios culturais e musicais entre Portugal e Brasil, o objetivo deste artigo é investigar em que medida a articulação de determinadas marcas identitárias da editora discográfica portuguesa FlorCaveira (surgida em meados da década de 90, mas apenas nos últimos cinco anos alcançando uma projeção midiática para além dos circuitos culturais percebidos como “underground” ou “alternativos”) se insere num contexto de afirmação de um certo lugar do nacional característico da música massiva portuguesa contemporânea, seja na opção deliberada pelo canto em português, na adoção consciente de uma estética low-fi/ do it yourself ou na apropriação de formatos e matrizes menos ou mais legitimados da “tradição” musical lusa.


Palavras-chave:  relações Brasil-Portugal, música, mídia & mediações, consumo cultural, tradição & modernidade
਍ഀ