IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia AS MÍDIAS SOCIAIS NA PRÉ-CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA1: UM OLHAR SOBRE OS BLOGS DILMA PRESIDENTE, QUERO SERRA E OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULAഀ
Luziangela Cristina de Sousa Lima (Faculdade do Pará)
ResumoA Eleição de Barack Obama nos Estados Unidos iniciou uma nova fase na campanha eleitoral, em que uso da internet e das mídias sociais não podem mais ser ignoradas. No Brasil, o reflexo do fenômeno foi a resolução 23.191/09, que libera o uso das novas mídias para propaganda política. O trabalho "As Mídias Sociais na Pré-Campanha Presidencial Brasileira: um olhar sobre os blogs Dilma Presidente, Quero Serra e Os Amigos do Presidente Lula" tem o objetivo de mostrar como militantes do PT, PSDB tem se mobilizado na internet após a aprovação referida lei. Para a realização da pesquisa escolheu-se trabalhar o uso dos blogs por proporcionarem uma comunicação interativa entre o autor e o usuário, em alguns casos até mobilizando-os em favor de uma causa como pôde ser visto nas eleições americanas de 2008, em que a participação do internauta para a eleição do novo presidente foi fundamental.ഀ
ഀ
Palavras-chave: CAMPNHA ELEITORAL, INTERNET, ELEIÇÕES |