XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.513-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

AS MÍDIAS SOCIAIS NA PRÉ-CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA1: UM OLHAR SOBRE OS BLOGS DILMA PRESIDENTE, QUERO SERRA E OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA਍ഀ

Luziangela Cristina de Sousa Lima (Faculdade do Pará)

Resumo

A Eleição de Barack Obama nos Estados Unidos iniciou uma nova fase na campanha eleitoral, em que uso da internet e das mídias sociais não podem mais ser ignoradas. No Brasil, o reflexo do fenômeno foi a resolução 23.191/09, que libera o uso das novas mídias para propaganda política. O trabalho "As Mídias Sociais na Pré-Campanha Presidencial Brasileira: um olhar sobre os blogs Dilma Presidente, Quero Serra e Os Amigos do Presidente Lula" tem o objetivo de mostrar como militantes do PT, PSDB tem se mobilizado na internet após a aprovação referida lei. Para a realização da pesquisa escolheu-se trabalhar o uso dos blogs por proporcionarem uma comunicação interativa entre o autor e o usuário, em alguns casos até mobilizando-os em favor de uma causa como pôde ser visto nas eleições americanas de 2008, em que a participação do internauta para a eleição do novo presidente foi fundamental.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  CAMPNHA ELEITORAL, INTERNET, ELEIÇÕES
਍ഀ