XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT3-CO.516-1


DT3: DT 3 - RP e Comunicação Organizacional

IDENTIDADE E ESTILO DE VIDA: ANALISANDO O AMBIENTE CULTURAL E DE CONSUMO CONTEMPORÂNEOS NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL.

João Renato de Souza Coelho Benazzi (Pontificia Universidade Católica do RJ)

Resumo

Este ensaio analisa aspectos do ambiente sócio-cultural em que ocorrem os processos de comunicação nas organizações na contemporaneidade. Aborda-se o caráter reflexivo das mudanças contemporâneas, os processos de individualização e de construção de identidades e suas repercussões sobre os estilos de vida como pano de fundo para análise da comunicação. Analisam-se as inter-relações do ambiente organizacional e de consumo contemporâneos e seus impactos nos públicos, agentes de construção de significado nos processos de comunicação. Neste contexto, é importante pensar a comunicação e seus relacionamentos a partir do simbólico, do imaginário da recepção e não apenas da representação legitimadora, numa perspectiva que privilegia e fortalece a comunicação circulante e suas características culturais, fragmentada, fluida e dinâmica.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Identidade Cultural, Estilo de Vida, Consumo, Produção de Sentido
਍ഀ